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De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), a IA será a área mais importante da tecnologia em 2024. Já utilizada pela maioria das empresas, a tecnologia vem transformando diversos setores, como por exemplo – o e-commerce – que aproveitou do poder da inteligência artificial (IA) para otimizar tempo e melhorar a relação com o usuário.
“É mesmo revolucionário como a tecnologia tem transformado o comércio eletrônico. Cerca de 75% das empresas já faz uso de IA, já que ela tem diversas possibilidades de aplicação. No e-commerce, pode auxiliar com chatbots, criação de descrição para produtos, entre outras atividades. Mas talvez uma das aplicações mais valiosas que a tecnologia tem a entregar é a habilidade de entender o usuário, prever vendas futuras e sugerir produtos de interesse, entregando experiências personalizadas a cada um. Tudo isso só é possível com um uso talentoso dos dados de navegação disponíveis, o grande diferencial da IA”, explica o CEO e fundador da Simples Inovação, Hawan Moraes.
A experiência do cliente é um fator decisivo para 47% dos consumidores brasileiros, que apontaram deixar de comprar de uma marca após uma vivência ruim, segundo pesquisa conduzida pela consultoria PwC.
“Hoje, o cliente espera mais do que só o produto comprado. Com a alta concorrência no meio do e-commerce, lojistas devem se questionar sobre como é a experiência de compra e como eles podem transformar isso em algo ainda mais satisfatório, fidelizando seus consumidores”, comenta o CEO.
Hawan Moraes explica os benefícios da IA que estão por vir no varejo alimentar.”A inteligência artificial vem sendo muito reconhecida pela capacidade de ser treinada. Hoje, já existem alguns testes que estão treinando a tecnologia para analisar tudo que está acontecendo diante de uma imagem, isso poderá ajudar diversos setores, inclusive o varejo alimentar. Nos supermercados, por exemplo, será possível colocar câmeras nos corredores para analisar o comportamento dos clientes durante a sua jornada de compra, entendendo quais produtos as pessoas mais param para olhar ou chamam mais atenção. Essas e outras informações podem ajudar os estabelecimentos de diversas formas, como a controlar o estoque dos produtos, entender o layout da loja focando nas vendas, realizar uma análise de dados mais rápida, entre outros benefícios visando a melhoria na experiência do consumidor. Com o avanço da IA, será possível termos outras possibilidades pelo caminho”.
Baseando-se em algoritmos de computação, machine learning e probabilidade, as inteligências artificiais são capazes de aprender, assimilar cenários, analisar dados em tempo real e tomar decisões. Dessa forma, então, podem oferecer soluções para problemas em segundos, apontar produtos semelhantes aos buscados e direcionar melhor os consumidores, fazendo o necessário para incentivar a conversão.
Para Hawan, a inteligência artificial ainda fomenta muitos debates, mas é, principalmente, uma poderosa auxiliadora das marcas que prezam pelas boas experiências de seus clientes.
“A IA de dados tem o potencial de revolucionar a maneira como os consumidores fazem compras online. À medida que a tecnologia avança, espera-se que cada vez mais ela possa entregar experiências mais personalizadas e únicas. Os varejistas devem se atentar a essas evoluções e não temer o futuro“, finaliza.
Redação SuperHiper